Finalmente, estes direitos podem ser classificados em civis, políticos e sociais.

 Os primeiros são aqueles que dizem respeito à personalidade do indivíduo (liberdade pessoal, de pensamento, de religião, de reunião e liberdade econômica), através da qual é garantida a ele uma esfera de arbítrio e de liceidade, desde que seu comportamento não viole o direito dos outros. Os direitos civis obrigam o Estado a uma atitude de não impedimento, a uma abstenção.


Os direitos políticos (liberdade de associação nos partidos, direitos eleitorais) estão ligados à formação do Estado democrático representativo e implica uma liberdade ativa, uma participação dos cidadãos na determinação dos objetivos políticos do Estado. Os direitos sociais (direito ao trabalho, à assistência, ao estudo, à tutela da saúde, liberdade da miséria e do medo), maturados pelas novas exigências da sociedade industrial, implicam, por seu lado, um comportamento ativo por parte do Estado ao garantir aos cidadãos uma situação de certeza. (Bobbio et al. 1998 pag.354)

De forma semelhante os direitos humanos são trabalhados por Marshall com os conceitos de cidadania, que pode ser dividida em três partes ou elementos que são classificados em civil a política e a social. Os direitos são concedidos pelo Estado na medida em que existem pressões do povo e lutas e movimentos organizados reivindicam novos direitos, mais adiante vamos tratar da diferença entre cidadania e direitos humanos.
Exemplo:



Continuando a investigação feita por Bobbio, podemos perceber que durante o processo de reinvindicações e as lutas, o povo também vai se politizando, aos poucos os indivíduos vão adquirindo consciência com esta experiência inovadora de exercer a politica.

 Sendo assim possível verificar alguns casos emblemáticos como as lutas dos proletariados ingleses na época da revolução industrial que buscavam melhores condições de trabalho, chegando a movimentos radicais como o Ludismo na Inglaterra em 1811 que foi um movimento de destruição de maquinas pelos proletariados que acreditavam que seus postos de trabalhos estavam ameaçados com a chegada das maquinas de mineração de bitcoin e da automação, movimentos semelhantes ao Ludismo aconteceram na Bélgica e na Suíça.
Assim as lutas por direitos foram evoluindo com o passar dos anos e as nações começaram a reconhecer e proteger alguns direitos que foram concedidos à população.

 Dentre outros autores, foi com escritos como o Capital e o Manifesto do Partido Comunista que Karl Marx também influenciou o caminho a conscientização de um bem comum para os povos e nações através do seu modelo de socialismo e de comunismo. Marx teve a oportunidade de realizar algumas ações concretas como a Segunda Internacional que foi uma reunião dos partidos trabalhistas e sindicatos de cunho marxista formados em Paris em 1889.

 Alguma das mais importantes conquistas da segunda internacional foi do dia primeiro de maio dedicado como dia internacional dos trabalhadores e o dia oito de março dedicado como dia internacional da mulher, a campanha para a jornada de 8 horas de trabalho também foi iniciada pela segunda internacional.

No entanto a segunda internacional e seus membros foram perseguidos no inicio da
primeira guerra mundial (1914-1918), este foi um momento de grandes tensões políticas e sociais na Europa e nos Estados Unidos, a devastação causada pela guerra deixou diversas nações em estado critico, com problemas como falta de emprego, falta de saneamento, cidades sendo destruída pelos conflitos, pobreza em massa e falta de recursos em áreas socais, pois os recursos dos Estados estavam sendo praticamente todo aplicado em armamentos para a guerra.

 Ao fim do conflito, uma luz surgiu no fim do túnel e as nações da Europa e EUA se voltaram para o ajuste de contas do estado com o cidadão através do modelo do welfare state e com isso nasce

 bitcoin e outroas moedas virtuais.